Importando Assets para o Jogo
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E aí, pessoal! Como vão?
Antes de seguirmos com o desenvolvimento dos nossos exemplos, é importante entender como podemos utilizar nossos próprios Assets durante a construção de nossos jogos.
Mas então, lá vem mais uma pergunta...o que são Assets?
Hey, hey, hey! Essa a gente já sabe. Falamos sobre isso lá no começo da nossa jornada, no nosso post Começando na Unity. Mas tudo bem, vamos repetir rapidinho:
Assets são todos os arquivos utilizados para compor o seu jogo, como por exemplo, Sprites (imagens), arquivos de áudio, Scripts (arquivos de código fonte), Modelos 3D, Texturas (imagens para modelos 3D), animações, vídeos e muito mais. Ok?
Adicionando Assets ao projeto
Como podemos adicionar Assets ao nosso projeto?
Como já falamos antes, todos os arquivos (assets) ficarão disponíveis para uso no nosso projeto através da aba Project, na Unity. Para que os arquivos possam aparecer nessa aba, basta que eles sejam adicionados na pasta Assets do nosso projeto. Existem diversas formas de adicionar os arquivos na pasta Assets. Uma dessas formas, é utilizar o sistema de arquivos do seu computador e copiar os arquivos que você quer utilizar no seu jogo, dentro da pasta Assets do projeto que criamos. Embora seja um jeito simples, talvez não seja o mais conveniente para todos. Por isso, vou mostrar como podemos fazer isso diretamente pela Unity.
Passos necessário:
- Fazer download (link fornecido anteriormente) dos arquivos utilizados no exemplo, ou ter seus próprios assets no computador;
- Importar nossos Assets a partir da aba Project na Unity, através do menu de contexto (clicando com o botão direito na aba Project).
Importando Assets na Unity |
- Nave na posição inicial (player)
- Nave virando para a esquerda (playerLeft)
- Nave virando para a direita (playerRight)
Utilizando um Asset (Sprite) no jogo |
Informações do GameObject "player" no Inspector |
Por que nosso GameObject possui um SpriteRenderer?
Identificação da image (sprite) que será exibida pelo SpriteRenderer |
Legal! E o que nós podemos fazer com esses Sprites?
- Utilizar o método Update para verificar a tecla que está sendo pressionada;
- Se o jogador pressionar a tela A, exibir a imagem da nave virando para a esquerda;
- Se o jogador pressionar a tela D, exibir a imagem da nave virando para a direita;
- Se o jogador não pressionar a tela A, nem pressionar a tecla D, exibir a imagem da nave movendo para a frente;
Exemplo de script para a animação de movimentação da nave |
O Script desenvolvido está disponível para download, junto dos demais arquivos do projeto. Em caso de dúvidas sobre Componentes e Scripts, você pode acessar o nosso post sobre este assunto, aqui.
Para utilizarmos o script, precisamos adicioná-lo ao nosso GameObject (player), e fazer isso é bem simples, lembra?! Basta arrastar o script da aba Projeto para o nosso GameObject, chamado player.
Adicionando o script da nave ao GameObject (player) |
Ao adicionar o script Nave no GameObject player, podemos visualizar no Inspector o nosso novo componente/script com quatro propriedades, ainda sem valor definido (None): Sprite frente, Sprite esquerda, Sprite direita e Sprite Renderer.
Script Nave sendo exibido no Inspector ao selecionar o GameObject player |
Variáveis do script Nave |
- O sprite chamado player deve ser arrastado para a variável sprite frente.
- O sprite chamado playerLeft deve ser arrastado para a variável sprite esquerda.
- O sprite chamado playerRight deve ser arrastado para a variável sprite direta.
Associando os sprites da nave ao script da nave |
Associando o SpriteRenderer da nave ao script da nave |
Agora com tudo configurado, podemos apertar o play e testar o nosso exemplo, pressionando as teclas A e D do teclado, alternadamente:
Animação de movimentação da nave |
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